quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Um dos pinguins mais famosos!

A história do Tux, o pinguim do Linux!
Em 1996, muitos integrantes da lista de discussão Linux-Kernel estavam discutindo sobre a criação de um logotipo ou de um mascote que representasse o Linux. Muitas das sugestões eram paródias ao logotipo de um sistema operacional concorrente e muito conhecido. Outros eram monstros ou animais agressivos (pelo menos lendariamente), como tubarões e águias. Linus Torvalds acabou entrando nesse debate ao afirmar em uma mensagem que gostava muito de pingüins. Isso foi o suficiente para dar fim à discussão.
Depois disso, várias tentativas foram feitas numa espécie de concurso para que a imagem de um pingüim servisse aos propósitos do Linux, até que alguém sugeriu a figura de um "pingüim sustentando o mundo". Em resposta, Linus Torvalds declarou que achava interessante que esse pingüim tivesse uma imagem simples: um pingüim "gordinho" e com expressão de satisfeito, como se tivesse acabado de comer uma porção de peixes. Torvalds também não achava atraente a idéia de algo agressivo, mas sim a idéia de um pingüim simpático, do tipo em que as crianças perguntam "mamãe, posso ter um desses também?". Ainda, Torvalds também frisou que trabalhando dessa forma, as pessoas poderiam criar várias modificações desse pingüim. Isso realmente acontece. Existem várias versões do Tux na internet (como pode ser visto no início deste artigo, o InfoWester também usa uma imagem alterada do Tux).
Quando questionado sobre o porquê de pingüins, Linus Torvalds respondeu que não havia uma razão em especial, mas os achava engraçados e até citou que foi mordido por um "pingüim assassino" na Austrália. Além disso, a possibilidade de criação de versões desse pingüim são enormes. Como comparação, Torvalds citou que o logotipo do sistema operacional Windows não era ruim, mas pouco é possível fazer com ele.
Diante dessa situação, um concurso foi proposto para a escolha de uma imagem ideal de pingüim e o desenho criado por Larry Ewing acabou sendo o escolhido. Ele o havia criado usando o programas GIMP.
Apoiando as intenções de criatividade, tão logo seu desenho foi escolhido, Larry Ewing autorizou o uso e mudanças na imagem, contanto que sua autoria (lewing@isc.tamu.edu) e o uso do GIMP sejam mencionados no caso de alguém perguntar.
Postado por: Nícolas Ferrari Gonçalves nº33 1F2

Explicações do gráfico.

Ao redor da plataforma
Os números mostrando a realidade ao redor da plataforma também permitem identificar o que significam para os usuários os percentuais de smartphones e de servidores web rodando Linux que encontramos em estatísticas todos os meses: em 1995 o mundo tinha 16 milhões de usuários da Internet – hoje, para cada um deles, há mil: já somos 1 bilhão e 600 mil usuários da Internet.
Nos celulares uma multiplicação similar aconteceu: em 1997 foram vendidos 100 milhões de aparelhos, e no ano passado foram 4,6 bilhões. Nos computadores pessoais, o crescimento também foi enorme, mas não na mesma escala: os 37 milhões vendidos em 1994 cresceram para 351 milhões em 2010.
E os usuários?
A maioria dos usuários pesquisados declarou que no passado usava Fedora/Red Hat, Slackware ou Debian, e hoje usa Ubuntu, Fedora/ Red Hat ou “outras” – e é interessante ver que hoje a categoria “outras” ganha de distribuições tradicionais como Debian e openSUSE.
Mas o mais interessante sobre os hábitos dos usuários é perceber que a maioria deles declarou que anteriormente usava o Linux só em casa, e hoje usa tanto em casa quanto no trabalho e estudos.
Postado por: Nícolas Ferrari Gonçalves nº33 1f2


Fonte:  http://www.techtudo.com.br/platb/linux/2011/08/20/20-anos-de-linux-infografico-mostra-como-foi-a-evolucao

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

20 anos de Linux: infográfico mostra como foi a evolução


O infográfico que a Linux Foundation preparou como parte de suas atividades que marcam os 20 anos do projeto que lhe dá o nome. Porém, pelo blog fica díficil de visualizar a imagem, com isso, para melhor visualização, utilize este link: http://www.techtudo.com.br/platb/files/2174/2011/08/Linux_ThenAndNow-1.jpeg  para ver melhor a imagem.
Os dados foram obtidos em uma pesquisa conduzida diretamente junto aos usuários de Linux e complementados por análises de mercado, e de modo geral são um comparativo sobre “naquela época” e “agora” – só que o “naquela época” varia – às vezes é 1991, ou 1992, ou 1997… depende!
Mesmo assim, eles expressam a natureza do desenvolvimento do Linux em muitas áreas, ao mesmo tempo em que expressam a natureza das mudanças do mercado ao seu redor, e dos hábitos dos usuários.



Mateus Romero. Nº 29. 1F2

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

História do UNIX - legendado

Encontrei no youtube dois vídeos super interessantes o primeiro vídeo é um documentario com os criadores do UNIX,Ken Thompson e Denis Ritchie.Já o segundo vídeo é o começo do LINUX e o seu desenvolvimento e uso até hoje.







_________________________________________________________________________






Postado por: Ana Gabrielle Gonzalez n° 01 1F2
Fonte: 1° vídeo(http://www.youtube.com/watch?v=sJKh8yq1Qdg&feature=player_embedded&noredirect=1#! ) 2° vídeo ( http://www.youtube.com/watch?v=luAUz6oVIQc&feature=related )