Postamos aqui para vocês um introdução simples sobre o Linux.Com está postagem você irá se aprofundar mais um pouco neste sistema.Esta postagem será dividida em duas partes.
A primeira parte terá os tópicos 1 e 2 . E a segunda postagem o restante dos tópicos.
O que diabos é o Linux?
História do Linux
O que diabos é o Linux?
O Linux é um sistema operacional, ou seja, a interface que gerencia o computador e torna possível a sua interação com o usuário. Sendo assim, o Linux é quem controla o gerenciamento dos dispositivos físicos (como memória, disco rígido, processador, entre outros) e permite que os programas os utilizem para as mais diversas tarefas. Outros sistemas operacionais incluem: a família UNIX BSD (FreeBSD, NetBSD, OpenBSD e outros), AIX, HP-UX, OS/2, MacOS, Windows, MS-DOS, entre muitos outros.
O criador do kernel Linux se chama Linus Torvalds, que também é até hoje o mantenedor da árvore principal deste kernel. Quando Linus fez o kernel, seguiu os padrões de funcionamento POSIX – os mesmos utilizados por todos os sistemas UNIX – e por isso é um sistema operacional bem parecido com os outros da família UNIX (mas não igual). Um fato curioso é a origem do nome Linux: o autor juntou seu nome ao Unix (Linus + Unix) e o resultando foi Linux.
Um dos recursos que deixou o Linux mais utilizado é sua alta portabilidade, que faz com que o sistema possa ser utilizado em diversas plataformas de hardware: PCs, main-frames, servidores de porte, sistemas embarcados, celulares, handhelds, roteadores, entre outros. Além disso, ele é um sistema operacional completo, multi-tarefa e multi-usuário, o que significa que vários serviços e usuários podem utilizá-lo ao mesmo tempo. Outra característica importante é sua alta capacidade de conversar com outros sistemas operacionais, tais quais outros sistemas UNIX, redes Windows, Novell, entre outros).
Além de todas essas funcionalidades, uma das principais e mais importantes características do Linux é ele ser um software livre e gratuito (Open Source – ou em português – Código Aberto). Isto significa que você não precisa pagar para usá-lo, além de ter a possibilidade de não depender de nenhuma empresa que controle o sistema operacional. O código-fonte do núcleo do sistema (kernel) está liberado sob a licença GPL e pode ser obtido na Internet por qualquer pessoa, pode também ter seu código alterado e re-distribuído, modificando ao seu gosto e suas necessidades, caso preciso. Por ser livre, o Linux tem como desenvolvedores vários programadores espalhados pelo mundo, de várias empresas diferentes ou até pessoas isoladas, que contribuem sempre mandando pedaços de códigos e implementações ao Linus Torvalds, que organiza e decide o que ir ao kernel oficial ou não.
História do Linux
O criador do Linux – Linus Torvalds – era inscrito em uma lista de discussão de programação baseada em UNIX, quando se deparou com a seguinte pergunta:
“Lembra-se daquela época quando os homens escreviam seus próprios drivers de dispositivos?”
Ele então resolveu desafiar a si mesmo e criar um sistema operacional onde se pudesse trabalhar como em UNIX, executasse em máquinas baratas (PCs) e que não se ficasse preso ao sistema, como ele se sentia com sistemas operacionais proprietários. Inspirado em um pequeno e humilde sistema feito por Andy Tanembaum – o Minix – Linus trabalhou bastante para desenvolver o Linux. Um pouco antes de lançar a primeira versão oficial do kernel, Linus mandou a seguinte mensagem para o grupo de notícias comp.os.minix:
“Você suspira por melhores dias do Minix-1.1, quando homens serão homens e escreverão seus próprios drivers de dispositivos? Você está sem um bom projeto e está morrendo por colocar as mãos em um sistema operacional o qual você possa modificar de acordo com suas necessidades? Você está achando frustrante quando tudo trabalha em Minix? Chega de atravessar noites para obter programas que trabalhem corretamente? Então esta mensagem pode ser exatamente para você.
Como eu mencionei há um mês atrás, estou trabalhando em uma versão independente de um sistema operacional similar ao Minix para computadores AT-386. Ele está, finalmente, próximo do estágio em que poderá ser utilizado (embora possa não ser o que você esteja esperando) e eu estou disposto a colocar os fontes para ampla distribuição. Ele está na versão 0.02… contudo eu tive sucesso rodando o bash, gcc, gnu-make, gnu-sed, compressão e etc nele.”
No dia 5 de Outubro de 1991, Linus Torvalds anunciou a primeira versão oficial do Linux, a versão 0.02. Desde então, muitos programadores têm respondido ao seu chamado e têm ajudado a fazer do Linux o sistema operacional que é hoje.
Fonte: http://www.devin.com.br/intro_linux/
Nome:Ana Gabrielle gonzalez n°01 1F2
Nenhum comentário:
Postar um comentário